top of page
  • Foto do escritorRebeca Gorender

Dizem que...

Eles dizem: “Isso é porque você ainda é nova... quando chegar a hora você vai querer “. Ainda não chegou. Fiz 30 e a vontade não veio, mas percebi que talvez não seja de todo uma invenção isso do reloginho biológico. Com a aproximação dos 30 fui desenvolvendo um amor pela maternidade e através da fotografia, cresceu dentro de mim um apreço pelas grávidas, pelo puerpério, pela sororidade e o segurar de mãos durante esse período tão delicado que é o de tornar-se mãe. Comecei a estudar esse furacão pelo qual a mulher passa, quase como se eu estivesse estudando a chave que decifra o universo. E a tentar entender e ser ombro, ser olhos, ser apoio para aquelas tomam essa decisão e estão em volta de mim ou me buscam para registrar seus corpos, suas rotinas (ou a falta de uma). Toda pessoa que trabalha com fotografia que conheço tem um prazer danado de fotografar mulheres grávidas. E como não? É um momento em que a mulher apesar de estar segurando aquele barrigão pesado, está no ápice da sua glória. Os olhos estão cheios de brilho e expectativa.

Carla esperando Cora

Fotografar parto também é uma emoção indescritível. Você está ali só para posicionar a câmera na hora certa. Não precisa estimular nada, é estar atenta e buscar o melhor ângulo possível. Agora já pensou o que é fotografar o puerpério? A mulher está cansada, se sente feia, em um corpo que não lhe pertence e foge das câmeras. Pois esse é o momento que eu mais amo. É difícil e constrangedor em muitos casos, porque você se torna uma presença estranha naquele momento de sono, golfadas, caquinhas e pequenos desesperos. Mas pra mim, se tornou um momento precioso. Registrar essas etapas a partir de minha perspectiva e poder proporcionar para as famílias que me recebem, imagens que ficarão para serem vistas e revistas, tem se mostrado ser minha missão no mundo. A mulher depois de fazer as pazes com o seu corpo olha para aquelas fotografias e sente amor. Pelo trocar de fralda dos primeiros meses, pelo banho, pela amamentação e até pelo peito cheio de ramificações, inchado e dolorido. Aquilo vira um registro de entrega e puro afeto para ser revisitado em momentos de saudades extremas, de vontade de se sentir contida e salvam até de crises familiares. Ver fotografias do amor e o cuidado de uma mãe no período de puerpério acalma corações e recria laços esquecidos. Viva a maternidade e as mulheres que são verdadeiras guerreiras ao passar por essa grande revolução! Viva a possibilidade do registro desse momento tão especial e único.











34 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page